2.12.08

braindead, children of huang shi, henry

Agora que tô de férias a idéia é atualizar esse blog com mais frequência. Não que eu ache que tenha alguém acompanhado isso aqui, obviamente.

Vi alguns filmes ultimamente e decidi falar sobre três. Vejamos.

The Children of Huang Shi, 2008
Roger Spottiswoode



Esse filme tem uma temática a lá sessão da tarde, realmente é uma história pouco original, que ficamos com a impressão de já ter visto em algum outro lugar. O filme é baseado em fatos reais e conta a história de George Hogg, um jornalista britânico que estava em busca de um furo de reportagem na China invadida pelo Japão no final dos anos 30, mas acabou se tornando um humanitário ao resolver ajudar crianças orfãs que não tinham nada, nem esperança.

Na maioria do tempo é um mamão com açucar bem previsível, porém algumas cenas realmente fortes, a bela fotografia e o bom elenco fazem o filme valer a pena.

Nota: 70


Henry: Retrato de um Serial Killer, 1986
John McNaughton



É realmente um filme estranho e perturbador. A história está resumida nesse título e não há muito o que acrescentar. Henry é um cara que precisa matar, assim como precisa de oxigênio para respirar. A cada 10 minutos vemos Henry comentendo mais um crime, na maioria das vezes com requintes de crueldade. O problema é que as motivações dele jamais são explicadas. Numa conversa entre Henry e um personagem percebemos que a relação dele com a mãe era péssima, só que não temos certeza de que ele está falando a verdade.
Acredito que a idéia não era realmente compreender o assassino, mas apenas mostra-lo. E pra mim esse é o problema do filme.

Nota: 78


Fome Animal, 1992
Peter Jackson


Reza a lenda que quando FOME ANIMAL estreiou na Nova Zelândia saquinhos para vômitos eram distribuidos na entrada dos cinemas. Hoje em dia tais cenas não devem causar medo, arrepios, e sim diversão com certa dose de nojo.

É impressionante a capacidade de Peter Jackson de criar tantas cenas bizarras e difíceis com tão pouco dinheiro. Nunca antes Zumbis foram mortos de formas tão criativas, nojentas e divertidas. E o filme é apenas isso. A história é uma bobagem, assim como as atuações não são das melhores. Porém as decapitações, esquartejamentos e afins são impressionantes e transformaram esse filme num clássico do Trash.

Nota: 80