13.12.06

FILMES

* Filhos da Esperança, 2006
Alfonso Cuaron

Esse filme têm vários atrativos, começando pela originalidade da história. As mulheres da terra estão sofrendo de infertilidade e no ano de 2027 a pessoa mais velha tem 18 anos e eh chamada de Baby Diego, heh. Além disso, Alfonso Cuaron cria um futuro semi-apocaliptico e extremamente verossimel. É como se tudo de ruim que acontece no oriente médio se espalhasse pro mundo todo. Ataques terroristas, apartheid social, pandemias se espalhando, guerrilhas... tudo.

Apesar das boas atuações, principalmente de Clive Owen e Michael Cane- que interpreta um carinha gente boa, uma espécie de refugo de todo aquele caos- oq mais me chamou a atenção foram os aspectos técnicos de 3 cenas. Três cenas com muito tempo de Steady Cam, o famoso plano-sequência, que é uma cena sem cortes. Duas delas são de 5 minutos e outra de 10. Essas tomadas sem cortes servem pra aumentar a tensão, e pra vc perceber como uma equipe verdadeiramente comprometida com seu trabalho pode fazer algo tão genial.

Também devo dizer que em muitas cenas o filme me fez lembrar de Os 12 Macacos, um clássico da ficção científica. Enfim, estamos diante de uma obra-prima, basicamente.

Nota: 89


* Caminho para Guatanamo, 2006
Michael Winterbottom

Uma história real sobre três ingleses muçulmanos que decidiram ir para o Paquistão alguns dias depois do 11 de setembro, e uma vez lá resolveram fazer um passeio até o Afeganistão como humanitários pra ajudar de alguma forma.

Por ser filmado com um estilo de documentário, tudo fica mais interessante e real. Sentimos o medo que os personagens sentiram nos momentos em que a cidade em que estavam era bombardeada. Imagine, tentar dormir num lugar onde pode se ouvir várias explosões não muito distantes.

Mas claro, o melhor do filme é quando eles são enviados para Guantanamo, onde fica a base americana em Cuba. Ai podemos perceber o quão os EUA estava despreparado pra essa segunda guerra do golfo.

Nota: 84