12.3.07

.filmes.

A Rainha, 2006
Stephen Frears

O talentoso diretor Stephen Frears utiliza um ritmo agradável e fluente para contar a história de A Rainha, o que faz com que jamais sintamos tédio em acompanhar a vida da família real inglesa. Tudo começa com a nomeação de Tony Blair ao cargo de primeiro-ministro, seguindo com a fatídica morte da princesa de Gales, Diana, alvo de intermináveis perseguições dos paparazzi. A rainha Elizabeth parece não se abalar muito com a perda da "princesa do povo", o que inevitavelmente acaba atrapalhando sua popularidade e até mesmo ameaçando a instituição da monarquia.

Provavelmente nenhum diálogo do filme realmente aconteceu, mas eles nunca soam improváveis, na verdade é bem o oposto disso.

Helen Mirren alcança seu auge como atriz interpretando esse difícil papel, que ela foi capaz de humanizar nobremente. Mirren sempre consegue passar o fato de que ela é a Rainha, alguém experiente e importante, mas também consegue demonstrar uma certa angustia e um certo pesar reprimidos da personagem.

Apesar de sem dúvida ser acima da média, A Rainha não consegue entrar nas listas das obrigatoriedades do cinema, pois em nenhum momento provoca algum tipo de reação mais exaltada em quem assiste. Ninguém vai perder o controle emocional, assim como Elizabeth.


Nota: 80