22.4.07

Seraphim Falls

Seraphim Falls, 2007
David Von Ancken

Um dos meus gêneros favoritos é o Western. Sou fã incondicional dos western-sphagetti de Sergio Leone, que marcaram época nos anos 60. Provavelmente Três Homens em Conflito é meu filme preferido. Eu já estava sentindo falta de bons filmes desse estilo, pois o último realmente bom havia sido Os Imperdoáveis de Clint Eastwood. Eis que no ano passado o cineasta australiano John Hillcoat basicamente revive o gênero com a obra-prima poeticamente violenta A Proposta. E agora, em 2007 surge do nada outro belo western.

Seraphim Falls é um filme de perseguição no velho-oeste americano. No frio congelante das montanhas vemos um homem, Gideon, assando um coelho quando derepente tiros são disparados em sua direção. Carver é o homem que está atras de Gideon. Todo o filme se resume praticamente no confronto entre a caça-humana e o caçador. De ínicio não sabemos o que leva Carver ir atrás de Gideon com tanto impeto, mas podemos imaginar que este fez algo realmente grave pra ser alvo de tamanha pertinencia.

Apesar de uma cena frustrantemente desnecessária com Angelica Houston, Seraphim Falls é interessante do ínicio ao fim. A excelente qualidade da fotografia, que enche o filme de belas paisagens, é capaz de fazer o público sentir o frio intenso das montanhas na primeira parte e também o calor infernal e desidratante do deserto na segunda parte.

As atuações de Pierce Brosman e Liam Neeson são muito boas, os dois realmente encarnaram seus personagens, que em nenhum momento parecem estar no meio de um embate herói x vilão, mas na verdade, estão no meio de uma luta de vida ou morte, em que ambos os personagens têm seus defeitos e suas virtudes.

Infelizmente a tal cena com Angelica Houston estraga um pouco o resultado final, pois ela é algo totalmente inutil, que faz o filme desviar um pouco do seu caminho. Mas o final -em aberto- recoloca-o nos eixos.


Nota: 75