16.5.07

eles gostam de sangue...

Hooligans, 2005
Lexi Alexander

Depois de assistir os 105 minutos desse filme entendemos pq ele foi lançado no Brasil direto em DVD, sem passar pelo cinema. Hooligans é um filme regular, que alterna bons momentos com momentos ridiculos.

Ele basicamente mostra a rotina dos torcedores ingleses esquentadinhos, que antes de irem aos jogos do seu time passam horas em pubs, enchendo a cara, e depois dos jogos vão em busca dos torcedores do time adversário para fazer um tipo de clube da luta. Sair dessas sessões de briga com escoriações é motivo de orgulho, é uma maneira de sentir que se está fazendo parte do grupo. Essa é a parte boa do filme, pois todos nós sabemos que esse estilo de vida é muito comum em países como Inglaterra, Argentina e é claro o nosso Brasil (aqui o negócio é muito mais violento, é claro) e ver isso retratado na telinha é interessante.(seria melhor se fosse em forma de critica, mas não é bem isso oq ocorre aqui)

O ruim é que, nem por um momento, tenta-se explicar os motivos que levam as pessoas a agirem dessa forma. O ódio que os torcedores rivais sentem um pelos outros é enorme. Vários são os encontros entre eles que acabam com corpos estirados no chão, aliás, são tantos "encontros" que se torna repetitivo, apesar das brigas serem bem filmadas, bem reais. É fato que ninguém consegue compreender e explicar o amor que alguém sente pelo seu time de coração, e nem a vontade que se tem de encher um torcedor adversário de porrada. Seria pretensioso demais o filme tentar responder essas questões, mas ele poderia ter algum personagem que fizesse algum questionamento, do tipo: "Cacete, pq estamos batendo nesses caras?".

Outra coisa que incomoda são os inumeros cliches, e as atitudes totalmente inacreditaveis que uma personagem específica toma, que acaba se tornando pateticamente constrangedor.

De qualquer forma, serve para assistir uma vez... pra passar o tempo.