9.6.08

dances with wolves

Dança Com Lobos, 1990
Kevin Costner

É um filme muito bem construido, percebe-se o empenho com o qual ele foi criado. Basicamente ele mostra que quando conhecemos nosso inimigo, passamos a pensar nele de outra forma, passamos a admira-lo e até mesmo começamos a gostar dele. Dança Com Lobos é mais um retrato de como a população indigena norte-americana foi mutilada pela ignorância do homem branco. O filme nos apresenta aos costumes do povo Sioux e com isso mostra que eles eram tudo, menos um problema para a sociedade. Claro, existem indios e indios. Aqui temos os Pawnee, que estão em busca da nada mais nada menos que sangue.

Não há uma história propriamente dita em dança com lobos. Na verdade, é um filme sobre como um homem branco viveria em meio aos indios. Será que a adaptação é possível?

O que me incomoda um pouco ao longo das quase 3 horas do filme, são certas cenas que são feitas apenas para proporcionar lágrimas ao público, só que de uma maneira não tanto honesta assim. Querem um exemplo? É só lembrar o que acontece com dois animais importantes do filme.

No mais temos um belo filme, mas que não merecia toda a repercussão que teve na sua época, quando foi o vencedor de nada mais nada menos do que 7 oscars, incluindo melhor filme. Exagero.