7.6.08

indy 4...

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, 2008
Steven Spielberg

Um roteiro levemente confuso, com uma história nada empolgante e nonsense demais até mesmo para Indiana Jones. Os clichês de filmes de bandidos e mocinhos estão presentes em peso. Me irritei profundamente nas várias vezes que a vilã ou falsos amigos aparecem armados bem na hora que Indy estava fazendo algo importante.

É um filme que não empolga, mas que possui certos elementos que o fazem valer a pena ser visto no cinema. Por exemplo, a direção de Spielbergm que criou belas cenas de ação e tensão, ainda que não com a mesma habilidade que o diretor já cansou de demonstrar anteriormente. Harrison Ford tira de letra o seu lendário papel e mesmo mais velho convence como o herói. Ainda bem que os roteiristas não se esqueceram da idade de Indy e piadas a respeito disso são comuns em boa parte do filme. Shia Labeouf é um grande ator, que trouxe uma vida nova a série. A química dele com Indy é um dos pontos mais fortes.

Mas... incomoda muito o fato que jamais é necessário nos preocuparmos realmente com Indy e com a sua missão. Basicamente como aconteceu no filme do Senhor dos Anéis(e tantos outros). É um belo filme de fantasia, mas frodo e seus companheiros tinham licença de imortalidade, assim como Indy, o que acaba prejudicando.

Menor duração, um vilão melhor desenvolvido e um Indy um pouco mais frágil... com isso ja teriamos um filme melhor.