1.6.08

hable con ella

Fale com Ela, 2002
Pedro Almodovar

Revi Fale com Ela pela terceira vez e posso dizer que o impacto foi o mesmo, se é que não foi maior. Não quero fazer um resumo da história, vou apenas falar que este filme de Almodovar é acima de tudo sobre o amor. Mas não esperem ver algo convencional, algo que podemos ver em qualquer novela da globo ou em qualquer comédia romântica barata. Temos aqui algo profundo, um verdadeiro estudo de como um amor platônico pode afetar a vida de uma pessoa que já é afetada. Tal amor platônico está a poucos passos de se transformar numa obsessão que pode trazer severas consequências.

Dentro do filme temos um outro filme. Um filme mudo, que tem como personagens uma mulher cientista e seu marido, que decide experimentar uma das invenções da mulher, que seria um remédio para emagrecer, mas que na verdade acaba por encolhe-lo. Será que um romance pode continuar dessa maneira? Uma pessoa normal e a outra com a mesma altura de hamster? Bom, temos aqui uma idéia do que pode ser feito, e a poesia do negócio é altamente tocante, ainda que esteja incrustada numa cena extremamente erótica.

Ver esse filme e ficar um tanto hipnotizado pela história e pelas personagens. É sentir e compartilhar a tristeza com elas, mas sem nunca deixar de acreditar que a esperança existe.