3.12.07

É CAMPEÃO

- Finalmente o Coritiba está devolta a série A e ainda por cima sendo campeão brasileiro da série B, um título que ainda faltava para a sala de trófeus.

- Mas não foi fácil ser campeão. Não foi pq o time não quis. A diferença pro segundo colocado era de 9 pontos e ela foi diminuindo, diminuindo, até o Ipatinga chegar na última rodada com uma grande chance de passar na frente do coxa. Mas não deu pra eles.

- Foram vários jogos importantes nessa trajetória, vou tentar me lembrar de alguns.

- Coritiba 0 x 1 São Caetano
Um jogo horrível. Um dos piores jogos do Coritiba no campeonato. O São Caetano dominou facilmente o meio campo com Gleidson, Ademir Sopa e Athos. Não lembro nenhum jogador coxa que se salvou, mas foi um jogo importante pois marcou a saída de Guilherme Macuglia e o início da volta para a série A.

- Coritiba 2 x 1 Brasiliense
Estreia com vitória de Renê Simões. Naquela época o Brasiliense era mais time que o Coxa, mas mesmo assim, com o apoio da torcida e com muita raça dos jogadores o time venceu e começou ganhar corpo. No final foi um sofrimento. O Brasiliense chegava muito fácil na area coxa, principalmente com Adrianinho, que entrou inspirado naquele dia. Mas embaixo das traves havia Edson Bastos, que fez duas boas defesas.

- Coritiba 4 x 1 Barueiri
O segundo melhor jogo do coxa no campeonato. O time começou perdendo, mas a virada era certa, pois estava jogando muito melhor. Destaque para o Anderson Lima que fez três gols de falta (só que um deles o juiz não viu q a bola ultrapassou a linha).

- Coritiba 2 x 1 Ponte Preta
Um dos jogos mais emocionantes do campeonato. Choveu o dia inteiro e o campo estava totalmente encharcado. Era impossível os times conseguiram tocar a bola decentemente. Então quem fizesse o gol primeiro provavelmente venceria o jogo. A Ponte fez o gol aos 11, com o Heverton e o placar ficou assim até o final do segundo tempo. Eu já havia perdido a esperança de que o coxa conseguisse ao menos empatar, mas aos 40 do segundo tempo Henrique, com muita raça, conseguiu fazer 1. A virada parecia impossivel, mas aos 45 Keirrison aproveitou um cruzamento e mandou pras redes, pra delirio 6.800 coxas brancas de verdade que foram ao estádio naquela fria e chuvosa noite de terça feira.

- Marilia 0 x 2 Coritiba
O Coritiba vinha conseguido segurar bem o empate, os jogadores faziam uma marcação forte, havia momentos em q 3 coxas cercavam 1 jogador do marilia, demonstrando a raça que marcou bastante esse time. Ai Renê resolve colocar Henrique Dias que faz 2 belos gols e ajudou a trazer uma vitória um tanto inesperado para Curitiba.

- Brasiliense 0 x 1 Coritiba
Não tinha como o time não subir depois de vencer esse jogo. Foi um jogo de igual para igual, mas as oportunidades mais perigosas foram do Brasiliense, só que Edson Bastos fez defesas incrivéis, garantindo o zero do placar. Aos 47 Anderson Lima bate uma falta ensaiada e deixa Túlio na frente do gol pra abrir o placar. Aos 48 Edson Bastos operou mais um milagre e garantiu a vitória.

- Coritiba 1 x 0 Ipatinga
28 mil pessoas no Couto Pereira presenciaram algo que aconteceu pela primeira vez por aqui. Um jogador teve q bater o mesmo penalti 4 vezes. Sim, Anderson Lima batia, o goleiro se adiantava e pegava. Na terceira cobrança ele se adiantou e no rebote Anderson Lima fez o gol, mas mesmo assim o juiz mandou voltar. Mostrando muita coragem e assumindo a responsabilidade o capitão coxa foi para a quarta cobrança e finalmente fez o gol.

- Coritiba 1 x 0 Criciuma
36 mil pessoas viram o Coritiba vencer o vice lider até então, de uma forma tranquila. O Criciuma não levou perigo ao coxa em praticamente nenhum momento. Foi o jogo que marcou a estreia de uma das camisetas do coxa mais bonita q eu já vi.

- Coritiba 2 x 2 Vitória
Não foi lá um grande jogo, mas marcou a subida pra série A, mas isso só com a derrota do Criciuma para o Santo André, em santa catarina.

- Coritiba 2 x 0 Portuguesa
O melhor jogo do coxa no campeonato. A Portuguesa vinha com muito moral dps de uma goleada em cima do Barueiri e o coxa tava meio mal das pernas dps de perder pro Avai. Mas os jogadores conseguiram se superar e colocoram a portuguesa no bolso. A Portuguesa não fez praticamente nada. O coxa tocava muito bem a bola e levava muito perigo pro goleiro adversário, mesmo com a expulsão de IVO o jogo continuou da mesma forma. O titulo estava próximo, bastava ganhar o próximo jogo, mas...

- Coritiba 2 x 3 Marilia
quase 44 mil pessoas no estádio. Record da série B e do futebol paranaense desde 2003, acredito eu. foi uma decepção. uma das maiores decepções que eu já tive no futebol. o marilia simplesmente acabou com o coxa. depois desse jogo eu já nem me importava mais com o titulo, pq pra mim tinha q ter vencido ali.

- Santa Cruz 2 x 3 Coritiba
se o coritiba vencesse, seria campeão. se empatasse ou perdesse tinha q torcer pro ipatinga não ganhar.
no fim do primeiro tempo dos dois jogos tava uma beleza. coxa ganhando e ipatinga empatando. eu até não tava me importando mais, nem ligava... tava muito decepcionado por causa do jogo com o marilia. nem iria comemorar esse titulo. até que tudo começou a mudar.
o ipatinga fez um gol atras do outro, o que obrigava o coxa a ganhar o jogo. comecei a ficar um pouco apreensivo. ai o santa cruz empatou aos 15 e virou aos 36. pensei, pronto. agora fudeu. fiquei extremamente puto, xingando mentalmente quase todos os jogadores. ai comecei a dar valor pro titulo q eu tinha desdenhado. já tava quase desligando a televisão mas resisti.
tudo parecia perdido. até que... dois jogadores começam a fazer a diferença.
aos 42 caico lançou uma bola q henrique dias consegue cruzar um poquinho antes dela sair pela linha de fundo... a bola encontra a cabeça de Keirrison e vai morrer dentro do gol. sem balançar as redes. tudo dificil.
havia pouco tempo, mas as esperanças tinham se renovado.
aos 47, faltando 2 minutos pro final do jogo, a bola chega aos pés de caico na ponta area adversária. ele dribla o zagueiro e cruza. cara a cara com goleiro, mas com dificuldades, henrique dias manda para o gol, mas o goleiro defende... só q a bola sobra pra ele mesmo, q já está caido no chão. antes q a bola chegasse aos pés de henrique dias, edmilson, como um touro, se atira em cima do goleiro do santa cruz, tendo assim a sua melhor participação do ano como jogador do coritiba, jah que esse ato foi essencial para impedir que o goleiro fizesse a defesa do chute de um henrique dias caido, de carrinho, que foi morrer vagarosamente no canto do gol.
explosão alviverde. lágrimas, suor, gritos e redenção. melhor assim.