13.2.08

review: hairspray

* Hairspray, 2007
Adam Shankman



Eu tinha quase certeza que não ia gostar desse filme, pois além de ser um musical tava me parecendo algo infantil demais, sei lá, um High School Musical da vida. Eu estava totalmente enganado!

Hairspray é uma excelente diversão, do começo ao fim. Quase todas as musicas do filme são cativantes e tem umas que podem até grudar na cabeça. Digamos que o enredo em si é um tanto bobinho... uma menina gorda que quer entrar para um programa musical e acaba sendo rejeitada no começo, mas depois vai mostrar que conhece o assunto. Só que o filme conta com uma fotografia extremamente colorida e com uma animação fora do normal, o que faz tudo ficar parecendo com um tipo de conto de fadas, o que devo dizer, me agradou. É um filme totalmente fora da nossa realidade atual, pois quase que todas as pessoas se entendem, quase todos se gostam e os "maus" acabam nem sendo tão maus assim. E é bom sonhar as vezes, não acham?

Além desse ar encantador e nostálgico de ingenuidade, há espaço para uma ou outra discussão mais séria, como a forma com que a imprensa manipula certas informações de acordo com suas vontandes e também temos uma pequena amostra de como o racismo começava a perder força para alguns americanos nos anos 60.

Nota: 85