21.2.08

review: matrix


- Matrix, 1999
Irmãos Wachowski


Muito já foi discutido sobre Matrix, dificilmente meus comentários acrescem alguma coisa. Mas é que recentemente li um livro que supostamente explicaria algumas questões filósificas propostas pelo filme, além de possuir referências a diferentes culturas religiosas e isso me deixou com vontade de ver o filme novamente. Ah, o livro é uma bosta, já que é uma coletânea de textos muito mal organizada, repetitive, escrito por pessoas que não sabem escrever agradavelmente e que em geral procuram chifres em cabeça de cavalo.

Mas enfim, quanto ao filme... olha, posso dizer que ele não é tudo isso. Ele não está ao lado de clássicos de ficção científica como Blade Runner, 2001: Uma odisseia no espaço, Alien, e etc. Digamos que ele propõe uma ideia bem interessante. Seres humanos vivendo num mundo chamado matrix, que não passa de algo criado por máquinas e que existe apenas na cabeça das pessoas, que estão servindo de combustível para essas máquinas. Isso proporciona várias possibilidades de discussões, envolvendo a realidade, o quão longe pode chegar a ganância do homem ao criar robôs cada vez mais evoluidos e assim por diante. Isso tudo misturado a cenas de ação que pode-se dizer serviram de influências para vários filmes depois desse. Até hoje aquela sequência de ação na qual Neo e Trinity entram no prédio onde estão os agentes e Morpheus tem um forte impacto. Não tanto que nem na época, é claro. O fato de Neo conseguir se libertar do mundo dos sonhos funcionar como uma alegoria do mito da caverna de Platão também é digno de aplausos, por permitir que um filme totalmente conectado com a cultura pop ao menos cite algo profundo, ainda que superficialmente.

Mas nem tudo são flores. Existem muitos diálogos interessantes, que até podem nos fazer refletir, mas a maioria soa forçado. Sabe quando você não aceita que tal personagem em tal situação fale tal coisa? Pois é, isso acontece muito em matrix.

É louvavel o filme CITAR filosofia. Mas ele jamais pode ser considerado algo profundo em relação a isso. Não sei se os irmãos Wachowski pretendiam fazer dele algo sério nesse sentido, se sim, erraram feio. Matrix nada mais é que um belo exemplo de filme de ação, com uma ideia central instigante, mas que soa um tanto superficial quando tenta discutir suas ideias.

Talvez Matrix se torne um clássico devido a imensa quantidade de fãs espalhados ao redor do globo. Mas ele não é um grande filme.

Nota: 79