10.2.08

reviews: gattaca

* Gattaca - A Experiência Genética, 1997
Andrew Niccol



Eu ainda me lembro de certas coisas que estudei no cursinho, uma delas é o DNA e seus componentes. Para resumir, o DNA é formado pelos nucleotídeos e esses possuem bases nitrogenadas próprias. Temos a Adenina, Timina, Citosina e Guanina. Para simplificar os estudos na genética elas são chamadas pelas letras iniciais. Fica fácil perceber que o nome do filme é uma palavra feita apenas com essas letras, o que já mostra o tom científico que ele possui.


Gattaca nos apresenta um mundo interessante e perturbador. Num futuro não muito distante, os nascimentos por parto natural não são mais considerados naturais. Os chamados "filhos de Deus" se tornam cada vez menos comuns, dando lugar as crianças geradas por uma fertilização artificial que tem a capacidade de criar um ser humano sem a maioria dos problemas que nos acometem, como calvice, miopia e até mesmo coisas mais sérias, como propensão a doenças fatais. Os pais podem escolher como serão seus filhos, se serão morenos ou loiros, com olhos verdes ou azuis e assim por diante.

Desde o nascimento já sabemos as habilidades que uma pessoa pode vir a ter, então se ela tem um bom código genético ela vai se dar bem na vida, se o seu sangue for ruim, será um plebeu, será ralé.

Nem no futuro escaparemos do preconceito e da discrminação, e no mundo de Gattaca quem é o responsável por isso é o sangue. A raça, a cor, a nacionalidade não importam mais, e sim as combinações das bases nitrogenadas de cada um.


Vincent é um desses cujo nascimento foi deixado ao acaso, e não manipulado genéticamente. E por azar, o seu sangue mostra que o seu futuro não é nada promissor. Miopia, problemas cardiacos... são alguns dos seus problemas. Isso o coloca na casta dos discriminados, que não podem esperar mais do futuro do que limpar a sujeira dos outros, ou algo assim.

Só que Vincent sempre sonhou em ser astronauta, para poder ver de perto das estrelas e ele vai fazer de tudo para driblar a genética.


Posso dizer que curto muito esse filme. Já vi várias vezes e nunca me canso. Ele tem um ritmo um tanto calmo, mas que jamais parece arrastado, pois além de ter uma direção competente, a narração de Ethan Hawke sempre tem algo interessante a dizer. É muito bom ver um filme que apresenta a história de alguém que vai lutar contra tudo e contra todos para alcançar o seus sonhos, mesmo eles parecendo impossiveis de serem realizados.

E claro... não é sempre que podemos ver na tela algo que torne acessível um assunto bem complexo como a genética e suas possibilidades.

Nota: 81