6.7.08

review: abre los ojos

Preso na Escuridão, 1997
Alejandro Amenabar

Abre los Ojos é considerado melhor que Vanilla Sky devido a certos motivos que não bastam para justificar essa preferência. Vou citar três:

1. Abre los Ojos veio antes de Vanilla Sky. Remakes que aparecem pouco tempo depois do original já são considerados inferiores antes mesmo de estreiarem.

2. Abre los Ojos é europeu, Vanilla Sky é americano. Para alguns criticos o cinema europeu é sempre superior ao americano.

3. Vanilla Sky tem Tom Cruise, um alvo que muitos criticos adoram metralhar, na maioria das vezes injustamente.

É claro que temos aqui um bom filme. Abre Los Ojos não se enquadra num gênero específico. Temos pinceladas de drama, romance e ficção.

César é um cara rico pra caralho, mas que não precisou trabalhar para conquistar todo esse dinheiro. Apenas nasceu num berço de ouro. Ele é basicamente um playboy que gostar de passar o tempo com mulheres diferentes. Mas quando conhece Sofia tudo começa a mudar.

Só que essa mudança é um tanto radical.

Alejandro Amenabar foi feliz ao criar uma atmosfera pesada, um tanto claustrofóbica, refletindo o estado de espírito de César depois que algo de grave aconteceu com ele.

Dou uma dica preciosa de assistir ao filme prestando atenção. O roteiro é feliz quando explica o que está realmente acontecendo com César, mas é bom estar atento para não acabar perdido.

Bom, agora preciso compara-lo com Vanilla Sky. BOM. Prefiro Vanilla Sky. É um filme muito melhor realizado, graças ao roteiro e a direção de Cameron Crowe. Cenas importantissimas de Abre los Ojos são realizadas de uma maneira apressada demais, como quando César e Sofia passam juntos a noite. Eu simplesmente não consegui acreditar que os dois se apaixonaram assistindo ao filme europeu, já em Vanilla Sky nós sentimos que rolou algo a mais do que uma simples atração física entre os dois personagens.

No Vanilla Sky existem certos detalhes que fazem toda a diferença. Temos o lance do DOCE e AMARGO. Temos "1 minuto pode mudar tudo". A relação de David com o pai é melhor desenvolvida, assim como o seu medo de altura, o que importante na conclusão da história.
Ah sim... temos também RADIOHEAD, SIGUR ROS, REM e... Jeff Buckley.

De qualquer forma, valeu pelo argumento.

Nota: 65