3.7.08

review: spiderwick chronicles

As Crônicas de Spiderwick, 2008
Mark Waters

Eu realmente não tenho mais tanta paciência pra filmes desse tipo. Fantasia (semi) infantil não é comigo, a não ser que seja algo genial como Ponte para Terabitia, algo que As Crônicas de Spiderwick está longe de ser. De qualquer forma, é um filme que consegue entreter um pouco alguém crescido, mas eu preferia te-lo visto quando ainda era um pequeno garoto.


Digamos que a história em si não tem tanta importância. Aliás, se eu for escreva-la aqui provavelmente vai afastar muita gente.

Posso dizer o seguinte, tem uns bicho que parecem gnomos e outros parecem uns ogros. Tem os de bem e os do mal. Esse duende verde da primeira foto é o personagem mais interessante do filme, provavelmente. Ele é capaz de divertir com sua brabeza, pena que não aparece muito.

Eu sei que tem um livro importante, feito por um carinha há uns 80 anos. Os gnomos querem pegar esse livro para destruir todos os outros. Enfim...


Os efeitos especiais são muito bons e a atmosfera de fantasia foi muito bem construida pelo diretor.
Como é um filme para crianças, tem uma subtrama que quer passar uma mensangem... nesse caso é sobre o casamento dos pais que não deu certo. Provavelmente era algo dispensável, pelo menos foi razoavelmente bem feito e colaborou para desenvolver alguns personagens, principalmente as crianças, já que boa parte do filme mostra a maneira como elas reagiram a tal situação.


Mas... eis um filme que realmente não quero assistir novamente. Até consegui, por um breve momento, me sentir como um pequeno rapaz que se empolga ao ver alguém usando molho de tomate como arma mortal contra inimigos perigosos... mas a empolgação dura pouco, bem pouco.

Nota: 60