28.1.08

the assassination of jesse james...

* O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, 2007
Andrew Dominik


De fato esse titulo é um grande spoiler para a cena mais importante do filme, mas ao contrário do que se imagina, isso não interfere em nada o impacto da tal cena, assim como do resto das 2 horas e 40 minutos de uma das mais estupendas experiências visuais do ano, graças ao diretor de fotografia Roger Deakins, cuja genialidade já proporcionou trabalhos fantásticos como aqueles realizados em "Soldado Anônimo", "Onde os Fracos Não Tem Vez", "O Homem que Não Estava Lá" e etc. Em o Jesse James, ele, juntamente com o diretor Andre Dominik, se aproveita dos cenários naturais do Canadá para criar um filme contemplativo, com uma atmosfera um tanto trágica.



Outro destaque fica para a dupla atores. Brad Pitt mostra que vem melhorando com o tempo, conferindo muito altivez ao personagem Jesse James, além de certos momentos de fraqueza emocional, sem parecer forçado, o que desmistifica um pouco o "herói-bandido". E claro, Casey Affleck. Que coisa impressionante ele conseguiu fazer. Ele interpreta Rob Ford, um jovem que idolatra Jesse James. Graças as expressões de Casey Affleck, a admiração passa a ser quase que um amor platônico.

Enfim, é basicamente um western de arte, que vai afastar o público mais interessado em bang-bang e outros clichês do gênero. Eis aqui um filme sério, que segue sem pressa e com uma qualidade acima do normal, até o seu final catártico.


Nota: 89