14.1.08

o caçador de pipas

* O Caçador de Pipas, 2007
Marc Forster


Havia muita expectativa em cima da adaptação do livro de Khaled Hosseini para as telas do cinema, já que é um best-seller admirado em todos os cantos do globo. O diretor Marc Forster foi escolhido para comandar o filme, o que a primeira vista me pareceu uma escolha bem acertada, afinal ele se saiu muito bem em Em Busca da Terra do Nunca, conseguindo transmitir uma carga emocional muito grande, de uma forma verdadeira e natural, coisas necessárias também em O Caçador de Pipas, mas que, infelizmente, ele não teve o mesmo êxito em desenvolver.

O filme está longe de ter o mesmo impacto do livro. Isso é algo comum em adaptações, todo mundo sabe que na grande maioria das vezes o livro é muito superior ao filme, só que aqui a diferença é abissal. Creio que isso é mais mérito do escritor do que demérito do diretor e do roteirista. O fato é que o filme parece uma novela, com tudo acontecendo muito rápido, de um jeito episódico mesmo. Muitas passagens do livro me deixaram perturbado, sem fôlego, e essas mesmas passagens transformadas em cenas não passaram nem 10% da emoção.

Mas existem coisas boas, é claro. A relação de amizade entre Amir e Hassan está presente de uma forma bem satisfatória, graças ao talento dos atores mirins, principalmente ao garoto que faz Hassan. Ele tem um olhar de um sábio que não sabe que é inteligente, ou é humilde demais para admitir. Alias, o ponto alto do filme é mostrar com maestria toda a dedicação que Hassan tem para com Amir. A lealdade daquele é simplesmente comovente.

Merecem destaques também a trilha sonora e as cenas envolvendo pipas. Mas, eu esperava muito mais. Será que Sam Mendes teria feito um trabalho melhor?


Nota: 79